domingo, 10 de março de 2013

Introdução a metodologia PRINCE2 - Final - Jornada e Processos do PRINCE2


A Jornada PRINCE2, é algo que pode ser comparado ao ciclo de vida do projeto. Corresponde aos estágios que antecedem, iniciam, desenvolvem e entregam o projeto. A Jornada PRINCE2 está dividida nos seguintes estágios:
  • Pre-project - É uma etapa anterior a existência do projeto. Nessa etapa, verifica-se se o projeto é ou não viável.
  • Initiation Stage - Uma vez que o projeto é viável, ele precisará ser detalhadamente planejado. Neste estágio as estratégias são definidas, o Business Case é desenvolvido, bem como são elaborados os documentos de iniciação do projeto.
  • Subsequent Delivery Stages - Consiste nos estágios de entregas dos produtos do projeto. Os produtos devem ser entregues conforme as especificações e o progresso do projeto deve estar alinhado com os planos aprovados e as metas definidas.
  • Final Delivery Stage - Consiste no encerramento das atividades do projeto. Neste estágio, os produtos do projeto são aceitos e transferidos para operação.

A metodologia PRINCE2 é composta por 07 processos que são aplicados ao longo de um projeto e que fornecem o conjunto de atividades necessárias para direcionar, gerenciar e entregar um projeto com êxito.

Os processos do PRINCE2 abrangem um conjunto de atividades, que podem ser executadas em série ou em paralelo. Estas atividades abrangem um conjunto de ações recomendadas, elaboradas para alcançar um fim específico.

Os 07 processos PRINCE2:
  • Starting up a Project - Este processo visa assegurar se o projeto é viável para ser iniciado. basicamente esse processo acontece apenas na etapa de Pre-project.
  • Initiating a Project  - Visa assegurar o entendimento dos objetivos, escopo, qualidade e quaisquer outras informações que consolidem uma base para iniciar o projeto.
  • Manage a Stage Boundary - Processo que visa assegurar ao Project Board informações suficientes sobre o desempenho do projeto e, com isto, decisões sobre a continuidade, interrupção, cancelamento e/ou encerramento do projeto podem ser tomadas.
  • Directing a Project - Este processo visa assegurar condições propícias para um bom direcionamento do projeto.
  • Controlling a Stage - Este processo contempla as atividades de controle e monitoramento dos estágios do projeto.
  • Managing a Product Delivery -  Este processo visa garantir que os produtos do projeto sejam desenvolvidos e entregues conforme planejamento dentro dos padrões de qualidade acordados.
  • Closing a Project - Este processo visa garantir o encerramento controlado do projeto.
A figura abaixo mostra o relacionamento entre os Processos e a Jornada Prince2.

Espero que a série de post sobre a metodologia PRINCE2 seja útil para esclarecer alguns de seus conceitos.

Para aqueles que querem se aprofundar no assunto, indico a seguinte bibliografia:

Gerenciando Projetos de Sucesso com PRINCE2 - OGC
Gerenciando Projetos com PRINCE2 - Robériton Luis Oliveira Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário